terça-feira, 31 de maio de 2011

Meu Painel Divulgando o Meu Blog .

 Mais uma tarefa cumprida da Gincana de Genética.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SOARES, J A; BARBOZA, M A I; CROTI, U A; FOSS, M H D A; MOSCARDINE, A C. Distúrbios respiratórios em crianças com síndrome de Down. Arq Ciênc Saúde 2004 out-dez;11(4):230-3
 “A Síndrome de Down (SD) foi originalmente descrita por Jonh Langdon Down em 1866. Quase 100 anos se passaram entre a descrição e a descoberta em 1959 de que esse distúrbio é causado pela presença de um cromossomo 21 extra. Tal condição genética é caracterizada pela presença de um cromossomo a mais nas células de quem é portador e acarreta um variável grau de retardo no desenvolvimento motor, físico ou mental. “(p. 230)
“Muitas crianças apresentam anormalidades que afetam a função pulmonar, tais como: doença cardíaca congênita, hipertenção pulmonar, hipoplasia pulmonar, obstrução das vias aéreas superiores e imunodeficiência. Como consequencia, a doença respiratória com ou sem doença cardíaca congênita é a principal causa de morte nas crianças.” (p. 230-231)
“São vários os fatores que contribuem para os problemas nas vias respiratórias inferiores, sendo os principais: a hipotonia, obesidade, disfunção imune, doença cardíaca, grande compressão nas vias respiratórias, volume reduzido das vias respiratórias inferiores, traqueobroncomalácia, hipoplasia pulmonar, cistos subpleurais, refluxo gastroesofágico, glossoptosi com aumento da secreção, congestão nasal, amígdalas e adenóides. " (p. 231)
"Os defeitos cardpiacos congênitos e a deficiência imunológica são as causas mais importantes de sobrevida diminuida." (p. 231)
" Foram encontrados vários fatores que levam a inúmeros riscos de problemas pulmonares. Resultados demonstram quq a presença da anormalidade cromossômica em si pode aumentar o risco de certas complicações e são várias as anormalidades anatômias e fisiológicas em crianças com SD, anormalidades estas que colocam estas crianças mais susceptíveis a infecções respiratórias, sendo problemas respiratórios a principal causa de admissão hospitalar e principal causa de mortalidade. " (p.231)
" Principais desordens encontradas são obstruções das vias aéreas superiores, doenças das vias respiratórias inferiores, cardiopatias congênitas, hipertenção pulmonar, hipoplasia pulmonar, apnéia obstrutiva do sono, imunodeficiencia, obesidade relativa e hipotonia. " (p.231)
" Os problemas podem ser devido a infcção pulmonar direta ou secundária ou até hipertrofia das tonsilase adenóides, as quais podem exarcebar a tendência em direção a obstrução das vias aéreas superiores. " (p.231)
" Crianças com SD têm desenvolvimento precocede HIPERTENSÃO pulmonar,portanto deve submetê-las a cirurgia cardíaca  corretiva em idade precoce à fim de se PREVENIR o desenvolvimento das doença vascular hipertensiva pulmonar irreversível. Também se acredita que a apnéia do sono possa acelerar o desenvolvimento da hipertensão pulmonar em pacientes co SD. " (p.231)
" O timo é frequentemente menor nos individuos com SD. Outra anormalidade obseada em certas idades é o aparecimento de células natural killer funcionalmente defeituosa." (p.232)
" As alterações morfológicas do pulmão a SD são tão caracteristicas quanto a fisionomia do paciente." (p.232)
" Segundo Schidlow e Smith a hipoplasia pulmonar é devidsa à falta de crescimento radial do tecido pulmonar após o nascimento. Este erro no crescimento orgânico resulta presumivelmente de falha genética básica, junto a este desenvolvimento anormal, a rede capilar alveola é desorganizada e predispõe as crianças à desorganiada e predispõe as crianças à hipertenção pulmonar. " (p.232)
" Comprometimento cardipulmonar importante pode desenvolver-se a partir de infecção, doenças outoimunes e malignidades como resultados de disfunção imune." (p.232)
" Talvez mais relevante à questão do aumento das doenças respiratórias seja o achado de deficiência de subclasses de imunoglobulinas, Ig 2 e Ig 4. Estas, desempenham importante papel nas defesas do hospedeiro contra agentes patogênicos respiratórios. " (p.232)
" A terapia para problemas imunológicos observados na SD não é específica. " (p.232)
" Crianças com SD têm ricos cada vez maior de anormalidades no desenvolvimento do pulmão. " (p.232)
"A SD foi à primeira condição clínica que se acompanham por graus variéveis de deficienciamental identificada como tendo por causa primária uma anormalidade cromossômica." (p.232)


segunda-feira, 16 de maio de 2011


1.    Gincana de Genética 
1- Entrevista com aluno de pós-graduação na área de genética e ou biologia molecular (patologia, histologia, imunologia relacionadas à biologia molecular e ou genética) em nível de mestrado e ou doutorado em qualquer parte do Brasil.
a.       a-Entrar em contato por e-mail.
b.      b-Enviar a entrevista.
c.       c-Postar a entrevista no seu blog.
d.     d- Focar a entrevista na pesquisa, identificando o campo de estudo em Genética em questão e a contribuição que possa vir da pesquisa.
e.      e-Mínimo de 05 perguntas. Identificação do pesquisador e do instituto deve ser realizada independente das perguntas.
f.       f- Recomendação – procurar professor Henrique Douglas e professor Magérbio para dicas de como entrar em contato com o entrevistado.
2.       2-Passar um turno na APAE (pode ser em grupos de até 05 alunos).
a.       a-Postar a experiência.
b.     b- Entrar em contato com professor Flávio depois de formar a equipe para participar do projeto de extensão que permite a realização desta tarefa.
3.     3- Ler 10 artigos de genética e fazer fichamento.
a.       a-Postar os fichamentos.
b.      b-Estudar no livro METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO como fazer um fichamento. Dica: autor MARCONIS E LAKATOS.
4.       4-Escrever um artigo com 15 referências bibliográficas
a.       a-mínimo de 10 artigos científicos, sendo ao menos dois destes em língua inglesa – pode usar tradutor Google.
b.      b-Pode ser os artigos do tópico 3. Dica: site do Scielo.
c.       c-Temas: genética (Periodontia; Endodontia; especialidades diversas)
5.       5-Preparar um painel em junho divulgando o seu BLOG.
a.       a-Exposição na Leão Sampaio.
6.       6-Legendar um vídeo do youtube com tema de genética (mínimo de dois minutos).
a.       a-Pedir ao professor de informática pra ensinar a legendar vídeos do youtube (pode-se usar o software WINDOWS MOVIE MARKER).
7.       7-Montar uma molécula de DNA (mínimo de 30 pares de base) em modelo tridimensional
a.       a-Usar criatividade – não tem um padrão específico. Apenas obedecer as informações sobre estrutura do DNA.
b.      b-Cada aluno pode usar material diverso. Pode ser fios metálicos. Isopor. Borracha. Elástico. Ou outro material. Mas deve ser em dimensões grande (algo como 1 metro).
c.       c-Dica: o trabalho é individual, mas pode ser alcançado em equipe.

d. DICA LEGAL: Utilizar garrafa Pet. Fazer os átomos com as partes que tem a tampinha. Com 4, 3, 2 e 1 tampinha para representar por exemplo carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio, por exemplo. BEM ECOLÓGICO.
8.       8-Fazer uma marca texto (marca página) – sobre um aspecto da genética – 10 cópias (pode ser o tema do seu primeiro painel).
a.       a-Entrar em contato com o professor João Marcos para perguntar sobre o trabalho que ele realizou com as turmas dele.
9.       9-Divulgar no seu blog o trabalho do tópico 2  ou do tópico 6 de ao menos 10 colegas
a.       a-OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Ao menos 01 colega de cada uma das turmas.
10.   10-Ter seu trabalho do tópico 6 divulgado por ao menos 04 colegas em seus blogs.
a.    a-Entregar pro professor a relação das postagens, para que possa ser verificado.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sistema digestório
Sistema Cardiovascular


Sistema respiratório


Sistema urinário


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Desafiio ...
Crie um órgão.


Imagine um órgão de um dos sistemas anatômicos. Mas um órgão fictício. Ele deve ser original, mas deve está integrado anatômica e fisiologicamente ao organismo. Tudo original. Integre os conhecimentos de histologia, embriologia, citologia, anatomia, genética, evolução, bioquímica. Invente um órgão. . 

Anatomia - Qual a localização do órgão? com que outros órgãos se relacionam? A partir de qual artéria recebe irrigação sanguínea? Drena para qual veia? Qual a sua inervação? . 

Histologia: Qual a natureza do seu parênquima? epitelial? muscular? nervoso? como se organizam suas células?

ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR PINHEIRO:
- Defina o parênquima e o estroma do órgão;
- Quais são as células funcionais?
- Qual é a forma destas células?
- Produzem MEC - matriz extra celular?
- Qual é a composição desta matriz?
- Calcificada? não calcificada? rica em elastina? colágeno?
- E quanto ao estroma? Tem revestimento interno? tem tecido conjuntivo frouxo ou denso?


 . Embriologia - como se originam? a partir de qual folheto - ectoderma, mesoderma ou endoderma? - A partir de qual semana embrionária se desenvolve? - Algum fator externo é necessário? suplemento de algum aminoácido ou vitamina? . 

Bioquímica: qual a funçao deste órgao e assim qual a maquinaria bioquimica se desenvolve nele? Produz hormônio? enzima? Está relacionado ao metabolismo de que substância? A reação está acoplada com algum ciclo já existentes (ciclo de Krebs; ciclo da uréia; ciclo....)? 

Genética: quais os genes especiais são expresssos? Como alterações genéticas alteram o funcionamento do órgão? A herança é de origem autossômica? ou relativa aos cromossomos sexuais? ou mitocondrial? quais os órgãos vestigiais em outros organismos? se desenvolveu a partir de qual estrutura?