domingo, 5 de junho de 2011

Nono Fichamento ...

 Influência de fatores genéticos na etiopatogênese da doença periodontal

 Kim YJ, Viana AC, Scarel-Caminaga RM. Influences of genetic factors in the etiopathogenesis of periodontal disease. Rev Odontol UNESP. 2007; 36(2): 175-180.

 Revista de Odontologia da UNESP. 2007; 36(2): 175-180

Está bem estabelecida que a DP crônica é uma doença infecciosa caracterizada por um processo inflamatório destrutivo que afeta os tecidos de suporte do dente. Clinica­mente, podem ser formadas bolsas periodontais, reabsorção do osso alveolar e eventual perda do elemento dental4. Histologicamente é caracterizada por acúmulo de células inflamatórias na porção extravascular do tecido conjuntivo gengival5. Além disso, numerosas espécies bacterianas têm sido isoladas da placa subgengival, sendo algumas estrei­tamente relacionadas ao início e à progressão da doença6. Devido à maioria das bactérias periodontopatogênicas residirem nas bolsas periodontais, o sistema imune tem dificuldade em eliminar esses microrganismos. Ocorre recrutamento de leucócitos e subseqüente liberação de me­diadores inflamatórios, resultando em inflamação crônica e destruição do tecido7.” (p.176)

“Além da infecção por periodontopatógenos e da res­posta do hospedeiro, o caráter multifatorial da DP sofre influência de fatores de risco como fumo11 e diabetes12, além de indicadores de risco como stress psicossocial13 e osteoporose14. Nas doenças de caráter multifatorial, é muito difícil quantificar qual a influência de fatores ambientais e fatores genéticos.”(p.176)

“A participação da genética na etiologia da DP é indicada por: 1) resultados de estudos com gêmeos; 2) agregação familiar observada na periodontite agressiva; 3) síndromes onde a periodontite é uma característica clínica importante15. Tem se observado grande interesse da comunidade científica internacional sobre o papel que os fatores genéticos podem desempenhar na DP e como os resultados seriam aplicados no prognóstico da doença. Portanto, foi realizada uma re­visão bibliográfica com o objetivo de apresentar de forma sucinta alguns dos trabalhos mais relevantes na área.”(p.176)

“A influência que fatores genéticos individuais teriam sobre a presença intrabucal de A. actinomycetemcomitans, P. gingivalis, Prevotella intermedia, Eikenella corrodens e Fusobacterium nucleatum foi avaliada em um estudo re­alizado com 169 gêmeos com periodontite agressiva. Em gêmeos criados separadamente (21 MZ e 17 DZ) e gêmeos criados no mesmo ambiente familiar (83 MZ e 48 DZ), a prevalência bacteriana nos indivíduos foi de 11% para P. gingivalis, 22% para A. actinomycetemcomitans, 19% para P. intermedia, 0,34% para E. corrodens e 40% para F. nucleatum. Para todas as espécies bacterianas avaliadas, as taxas de concordância não foram significativamente diferentes entre gêmeos MZ e DZ, apesar de haver simila­ridades entre os hábitos desses indivíduos. Além disso, os gêmeos MZ criados juntos não apresentaram similaridade maior à encontrada para os gêmeos MZ criados separa­damente19.” (p.176/177)

“A periodontite crônica também se concentra em famílias, como é sugerido em um estudo que analisou 24 famílias holandesas, nas quais, em cada uma, havia, pelo menos, uma pessoa afetada pela periodontite crônica: além do cônjuge, 1 a 3 filhos. Foi demonstrado que as crianças com menos de 5 anos de idade não foram afetadas pela periodontite. No grupo de 5 a 15 anos, 21% tinham pelo menos uma bolsa ≥5 mm associada à perda de inserção e, no grupo de 10 a 15 anos, esse valor correspondia a 45%20.”(p.177)

A periodontite crônica também se concentra em famílias, como é sugerido em um estudo que analisou 24 famílias holandesas, nas quais, em cada uma, havia, pelo menos, uma pessoa afetada pela periodontite crônica: além do cônjuge, 1 a 3 filhos. Foi demonstrado que as crianças com menos de 5 anos de idade não foram afetadas pela periodontite. No grupo de 5 a 15 anos, 21% tinham pelo menos uma bolsa ≥5 mm associada à perda de inserção e, no grupo de 10 a 15 anos, esse valor correspondia a 45%20.”(p.178)









Nenhum comentário:

Postar um comentário